sábado, 27 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DO TEATRO

Mensagem da atriz Judi Dench para o Dia Internacional do Teatro:

"A Jornada Mundial do Teatro é para nós a ocasião de celebrar o Teatro na multiplicidade de suas formas. Fonte de divertimento e inspiração, o teatro contém em si a capacidade de unificar as inúmeras populações e culturas que existem pelo mundo afora. Mas ele representa muito mais do que isso, ao oferecer-nos possibilidades de educação e informação.

O teatro acontece no mundo inteiro, e não apenas nos seus espaços tradicionais : os espetáculos podem ser realizados numa pequena aldeia da África, no sopé de uma montanha da Armênia, em uma pequena ilha do Pacífico. Ele não tem necessidade de um espaço e de um público. O teatro possui esse dom de nos fazer rir, de nos fazer chorar, mas ele deve, também, fazer-nos refletir e reagir.

O teatro é fruto de um trabalho de equipe. São os atores que vemos, mas existe um número espantoso de pessoas escondidas, todas elas tão importantes quanto os primeiros e cujas diferentes e específicas competências permitem a realização do espetáculo. A eles se deve uma parte de todo o triunfo ou sucesso alcançado.

O dia 27 de março é a data oficial da Jornada Mundial do Teatro. Mas cada dia deveria poder ser considerado, de diversas maneiras, como uma jornada do teatro, pois cabe-nos a responsabilidade de perpetuar esta tradição de divertimento, de educação e de edificação dos públicos, sem os quais não poderíamos existir."

Atriz Judi Dench representando Cleópatra na peça "Antonio e Cleópatra" de Shakespeare.

terça-feira, 23 de março de 2010

PROJETOS

Entre os projetos do Núcleo previstos para o ano de 2010 consta a montagem de um espetáculo voltado ao público adulto. Estão em debate os textos: "Abajur Lilás" do dramaturgo paulista Plínio Marcos, "O Quarto" do escritor guaibense Altair Martins e "A Cotovia e a Rosa" do irlandês Oscar Wilde. É provável que a decisão do grupo recaia sobre este último, que está mais próximo à linha de atuação do grupo.

terça-feira, 16 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

O DIRETOR

José Renato Leão possui extensa carreira como ator e diretor de teatro, várias vezes premiado em festivais no Rio Grande do Sul e Paraná. Idealizador do Festival de Teatro Infantil de Guaíba. Destaque teatral das Artes Cênicas 1997 dentro do Projeto Palcos do Rio Grande. Também foi professor de teatro em várias escolas, participou como jurado em festivais e escreveu peças e roteiros. Em 2003 atuou no curta "Lenço Colorado". Atualmente, além do Núcleo, dirige ainda o CEDAC, Centro de Estudos e Desenvolvimento das Artes Cênicas.

OS MIADOS DE SÁBADO À NOITE

Musical Infantil que participou dos seguintes Festivais e obteve as indicações e os prêmios abaixo relacionados:

. XIV Festival de Teatro Infantil de Guaíba

Indicações para Ator Coadjuvante, Figurino e Atriz.

Prêmio para Cenário.

. XV Festival Gaúcho de Teatro Amador em Erechim

Indicações para Cenário, Trilha Sonora, Maquiagem, Direção e Figurino.

. XIII Festivale em Rolante

Prêmio para Melhor Espetáculo Júri Popular

domingo, 14 de março de 2010

MENINAS DO NÚCLEO

No palco ou na técnica elas brilham sempre. Luíza, Thayani, Cida e Thamiris.

NÚCLEO EM EVENTO DA TOYOTA

No show intitulado Trilhas da Natureza que trouxe em 2009 o cantor Lulu Santos como atração principal, o Núcleo também esteve presente com a peça "A última gota". Sucesso absoluto!

SEMANA FARROUPILHA


Foto dos atores Gabriel Arévalo e Bruno Freitas na esquete "Amor Gaúcho" de Ivo Bender, encenada na Semana Farroupilha 2009.

INFANTIL

O espetáculo infantil "Quando a luz se apaga..." esteve em cartaz no ano de 2009 no Teatro Bruno Kieffer da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. No elenco Thamiris Abbad, Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Osório.

HISTÓRIA DO GRUPO


O grupo foi fundado no final dos anos 90, em Guaíba, à partir de uma oficina de teatro ministrada pelo professor José Renato Leão e teve inicialmente apoio da Secretaria Municipal de Educação. Depois de algum tempo passou a atuar de forma independente. Seu foco principal sempre foi o Teatro Infantil, mas também faz algumas produções dirigidas ao público adulto.
Na foto, uma cena da peça "In Versos".


MAKE UP